Cirurgia ortopédica

Diário do Nordeste - Viva/ CE - Fisioterapia - 14/01/2008
A utilização da máquina otimiza os cortes ósseos e diminui a chance de hemorragia


Os procedimentos médicos nos últimos anos tem evoluído bastante, principalmente, no que diz respeito a pacientes que, por algum motivo, têm a necessidade de passar por algum tipo de processo cirúrgico. Um desses benefícios é a cirurgia ortopédica assistida por computador ou CAS (Computer-Assisted Surgery), também conhecida como Navegação Cirúrgica.

A primeira operação desse tipo no Estado do Ceará foi realizada no final de dezembro do ano passado, no Hospital Regional da Unimed, pelo ortopedista cirurgião de joelho, Dr. ngelo Luz. O procedimento constou de uma artroplastia total de joelho -cirurgia que tem o objetivo de substituir uma articulação doente por uma nova, por meio da colocação de uma prótese.

Indicação

Conforme o ortopedista, esse tipo de cirurgia é indicada para pessoas que tiveram o joelho deformado pela artrose ou pela artrite reumatóide. ´Ao contrário do que muitos pensam, esse método não é indicado para pessoas que, por exemplo, sofreram algum tipo de lesão ao praticar esportes´, diz o médico.

Obesidade, devido ao fato de não poder caminhar e dificuldade de locomoção, já que não consegue andar sem auxílio (andador, muleta, bengala) são os principais fatores que levam os pacientes a procurar a cirurgia ortopédica por navegação. Antes da operação existe todo um acompanhamento médico prévio para avaliar as reais condições do joelho, para isso, uma radiografia em alta definição é feita e analisada pelo profissional responsável.

´Essa moderna técnica permite uma reabilitação mais rápida e uma durabilidade maior dos implantes utilizados´, explica o ortopedista. Após o procedimento, os pacientes permanecem de três a quatro dias no hospital. No quinto dia já é possível sair caminhando com a ajuda de muletas. ´Para que a recuperação seja ainda mais rápida e eficiente, o ideal é que sessões de fisioterapia aconteçam, pelo menos, durante dois meses´, afirma Luz.

Dentre os principais fatores clínicos decorrentes do uso da Navegação Cirúrgica na aplicação de próteses ortopédicas, destacam-se: colocação mais precisa dos implantes, aumentando sua longevidade utilização de técnicas minimamente invasivas, reduzindo a chance de embolias (obstrução de vasos) gordurosas maior precisão dos cortes cirúrgicos, reduzindo a perda sanguínea do paciente comparada a uma artroplastia convencional e uma correção precisa do alinhamento dos membros através da visualização direta do eixo mecânico do paciente.

´Vários são os benefícios, no entanto, acredito que um se destaca. A partir do momento em que os cortes cirúrgicos são otimizados, a perda de sangue é diminuída e a possibilidade de hemorragia se torna muito pequena´, atesta ngelo Luz. A equipe médica para esse tipo de método é, geralmente, formada por quatro profissionais, sendo um cirurgião ortopedista, um anesteseologista e dois auxiliares.

A cirurgia ortopédica assistida por computador é realizada desde o ano 2000 na França. No Brasil, já acontece em alguns hospitais de São Paulo e Recife. É importante dizer que estabelecimentos médicos cearenses ainda não cobrem esse tipo de operação. ´Realizamos próteses de joelho, entretanto, a cirurgia assistida por computador ainda não. As pessoas que desejarem se submeter ao procedimento através do método terão de arcar com o custo do computador´, revela.
A opinião do especialista - Nacélio Mesquita *

FONTE:SITE EDUCAÇÃO FÍSICA